sexta-feira, 10 de maio de 2013

Nutrição no tratamento da psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que atinge um a três por cento da população mundial (cerca de 190 milhões de pessoas). A doença tem causa desconhecida, mas fatores genéticos e questões psicológicas como o estresse, estão associadas ao seu surgimento ou agravamento.

Não existe uma dieta milagrosa para a cura da psoríase, mas alimentação é fundamental para ajudar no seu tratamento. Muito ainda precisa ser pesquisado nesta área, porém, já se sabe que uma alimentação desequilibrada e o excesso de peso contribuem para as crises de psoríase.

Confira algumas dicas de como a alimentação pode auxiliar no tratamento da psoríase:

1. Modere o consumo de gordura saturada e óleos fonte de Omega 6.

O consumo excessivo destes tipos de óleos e gorduras pode piorar as crises de psoríase, pois aumenta a produção de substâncias inflamatórias no organismo.
- A gordura saturada é encontrada principalmente em alimentos de fonte animal, como carnes gordas, pele de frango, ovos, leites e derivados integrais.
- O Omega 6 é encontrado em grande parte dos óleos vegetais como óleo de soja e o óleo de milho. Evite consumir frituras e reduza a quantidade destes óleos no preparo dos alimentos.
- Os óleos vegetais são utilizados pela indústria no preparo da GORDURA HIDROGENADA, presente em grande parte de produtos industrializados, como biscoitos, sorvete, salgadinhos, congelados, entre outros. Leia os rótulos dos alimentos e coma com moderação aqueles que possuem este tipo de gordura.

2. Consuma alimentos fonte de Omega 3 regularmente.

O Omega 3, ao contrario do Omega 6, reduz as substâncias inflamatórias no organismo. Um consumo balanceado de Omega 6 e Omega 3 é essencial para que nosso corpo funcione adequadamente.
- O Omega 3 pode ser encontrado principalmente em peixes gordos de água fria como salmão, atum, sardinha, pescada. Consuma peixes pelo menos 3 vezes por semana. As capsulas de óleo de peixe, são ricas em Omega 3, mas ainda não foi comprovado se o seu uso ameniza as crises de psoríase.

3. Modere o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool pode sobrecarregar o fígado, o que resulta no acúmulo de toxinas no sangue. Como as toxinas são eliminadas também através da pele, esta trabalha com maior intensidade, aumentando assim as probabilidades de crises.
O álcool deve ser evitado ao máximo durante as crises, principalmente durante o uso de medicações, como o metatrexano, pois existe um risco elevado de cirrose hepática.

4. Consuma uma dieta rica em nutrientes antioxidantes.

O estresse oxidativo e a formação elevada de radicais livres (substâncias associadas ao envelhecimento das células) tem sido relacionada à inflamação na pele. Algumas vitaminas (vitamina C, A e E) e alguns minerais (selênio, zinco, cobre) tem ação antioxidante e devem estar presentes na alimentação diariamente.
- Vitamina A: presente em frutas e verduras de coloração amarela, vermelha e laranja como abóbora, cenoura, beterraba, pimentão.
- Vitamina C: presente em folhas verdes escuras como agrião, rúcula, couve e frutas como limão, laranja, morango, caju, acerola,
- Vitamina E: encontrado em óleos vegetais como óleo de canola, castanhas (do Pará, de caju, nozes) e sementes (semente de abóbora, linhaça, gergelim).
- Selênio: encontrado principalmente na castanha do Pará
- Zinco: encontrado em castanhas, sementes (semente de abóbora, gergelim, semente de girassol), carnes, farelos.

5. Melhore seu aporte de vitamina D

A vitamina D tem ação anti-proliferativa (ou seja, controla a formação de novas células) por este motivo, tem-se visto que pode ajudar no tratamento da psoríase. É comum o tratamento com pomadas que possuem vitamina D em sua composição.
A vitamina D é principalmente produzida pela pele através dos raios solares. Tome 15 minutos de sol leve por dia (evite os horários entre 11 e 14 horas) e consuma alimentos como ovos, leite e derivados. Algumas pessoas podem necessitar da suplementação de vitamina D, mas sempre com orientação do nutricionista ou médico.

6. Evite o excesso de peso!

As dietas com menos calorias e a redução do peso estão associadas á melhora e espaçamentos das crises de psoríase.
Consulte uma nutricionista e um educador físico para auxiliar no tratamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário